Malice Mizer & Gackt                                                                                  

"Posso dar o número do seu celular para um amigo meu? O nome dele é Mana, e ele está atrás de um vocalista."
Essas foram às palavras de um amigo próximo de Gackt, que acabaram levando-o a banda Malice Mizer (pronuncia-se MARISS MITZERU). Essa banda havia sido fundada por dois amigos, Mana e Közi, em 1992. Os outros membros eram Yuki e Kami (morto em 1999). Mana gostava de artes visuais e já tinha uma idéia formada quando estava criando a banda: "O que exatamente é a natureza humana?". Tinha também três bases: Música clássica, horror italiano e música da Idade Média européia, e três elementos: jogos mentais, elegância e entretenimento nos palcos. Eles criaram pôsteres que expressaram exatamente isso, e como resultado de sua originalidade, obtiveram uma grande platéia em sua primeira apresentação. Eles fizeram sua primeira turnê em 1993. Em 1994 o vocalista Tetsu saiu da banda, e o resto do grupo decidiu dar um tempo. Mais tarde eles procuraram um novo vocalista através de anúncios de jornal, mas não conseguiram ninguém perfeito até que Mana ouviu a fita de Gackt...
Eles se falaram diversas vezes ao telefone até ambos se conhecerem pessoalmente. Mana foi encontrá-lo num restaurante de Lámen, já com a noção de que ele era excêntrico por causa de seus modos ao telefone (!). Mas ele certamente não esperava que o jovem aparecesse de terno roxo gritante num carro importado vermelho fogo. Eles comeram sem trocar uma só palavra...Depois do restaurante, Mana convidou Gackt para ir até sua casa, e lá eles finalmente discutiram o assunto. Közi também foi, e eles saíram para dirigir...Ele dormiu na casa de Mana depois de falarem sobre o futuro como Malice Mizer. "Eu não vou me juntar a vocês se vocês realmente não precisarem de mim, se puder ser qualquer outro vocalista o escolhido. Mas se vocês tiverem algum novo conceito e quiserem material para ajudar a expressá-lo, eu entro!" disse Gackt. Vendo muitas semelhanças entre seu modo de pensar e o do resto da banda (os conceitos de Malícia e Miséria como sendo o cerne da alma humana), ele se tornou seu vocalista.
Em 1995, eles se apresentaram ao vivo pela primeira vez. Os ingressos esgotaram rapidamente. Lançaram seu primeiro CD de grande repercussão, "Le Ciel" (no clipe-título Gackt aparece de anjo, e no live, de anjo negro) em 1997, Gackt decidiu seguir carreira solo e saiu da banda em setembro de 1998. Ele estava com problemas pessoais (uma revista publicou escândalos sobre seu passado, o que causou muita repercussão) na época, e já existiam discordâncias entre o que ele queria fazer e o que os outros membros desejavam. Em novembro, surgiu uma notícia sobre o desaparecimento de Gackt, mas só em janeiro de 1999 houve a revelação oficial de sua saída. Em uma entrevista, ele disse que sempre houve problemas, mas que pelo bem da banda eles haviam sido mascarados e os músicos tentaram passar por cima das desavenças sem nunca resolver o que incomodava...Isso o estressou, e sendo sensível como era desde a infância, ele desistiu. Ele queria resolver os problemas discutindo para encontrar a solução, enquanto os demais membros queriam resolver evitando discussões. Além do mais, os outros queriam dar um tempo depois do show "Merveilles", enquanto ele queria continuar cantando. Se eles queriam descansar, tudo bem: mas ele seguiria com uma carreira solo. Claro que isso não deixou os outros felizes... Mesmo depois de sua saída da banda, uma revista de fofocas continuou publicando coisas desagradáveis sobre seu passado, e foi isso que motivou seu desaparecimento. Depois da nota oficial sobre a saída de Gackt da banda, ele viajou até Los Angeles para gravar um novo CD, Mizérable, com sua nova banda...
Em abril, ele reapareceu em público. Depois de tanto tempo sem verem o cantor, os fãs estavam desesperadamente ansiosos. Houve choro tanto por parte do público quanto por parte de Gackt, que enxugando suas lágrimas, disse "Não olhem para mim!". Ele estava envergonhado e aturdido com a atenção. A última coisa que ele disse a seus fãs nesse dia foi "Sinto muito..." Ele sabia que o público havia estado preocupado com seu sumiço, mas ele simplesmente não havia conseguido se forçar a aparecer, nem mesmo para dizer que estava bem. No dia 12 de maio, seu novo CD foi finalmente lançado. E assim sua nova banda veio a público...O GacktJOB.


PS: Eu retirei esse texto de um site sobre o Malice Mizer (que não me lembro mais qual é XD), então se tiver alguma informação errada (por que a grafia eu corrigi) não é minha culpa, mais me avisem tá?

Voltar

Eras de Malice Mizer                                                                                

Malice Mizer foi uma das bandas que mais influenciou a história do movimento conhecido como Visual kei. Uma das bandas mais conhecidas do J-Rock, Malice Mizer, como algumas bandas, passou por etapas e mudanças, tanto na formação como em suas principais características musicais, passando de uma sonoridade mais barroca e até mesmo góticas. As fazes do Malice Mizer são conhecidas como Eras, definidas principalmente pelos diferentes vocalistas.

1a Era - A Era Tetsu (1992 - 1994): Malice Mizer foi formado em abril de 1992 por Mana e Közi, que já haviam tocado anteriormente na banda Matenrou. Os dois guitarristas chamaram o vocalista Tetsu, o baixista Yu~ki e o baterista Gaz para completarem a banda. Algum tempo depois, produziram sua primeiro demo, Sans Logique. Nessa época, também tiveram o lançamento oficial da música Speed Of Desperate na coletânea "Brain Trash". Um tempo depois, Gaz, o baterista, saiu da banda e deu lugar a Kami. Em 1994 eles lançaram seu primeiro álbum, Memoire, gravado pela gravadora independente de Mana, a Midi:Nette, e chegou a fazer um sucesso moderado. Durante o lançamento do disco, Tetsu confirmou sua saída da banda, e suas razões ainda são desconhecidas pelos fãs. Um ano depois, Gackt, que havia saído da banda CAINS:FEEL, se junta a banda como o novo vocalista e com isso a popularidade do Malice Mizer cresce bastante.

2a Era - A Era Gackt (1995 - 1999): Gackt ingressa na banda ao mesmo tempo em que o primeiro single da banda, Uruwashiki Kamen No Shotaijo, é lançado. Meses depois é lançado o segundo disco, Voyage ~San Retour~. A banda começou a ficar bastante famosa e a aparecer em programas de TV, eventos, revistas e outras mídias. Chegaram a lançar 5 singles, um filme de curta metragem, "Verte Aile ~Kuuhaku no shunkan no naka de~ de l'image", e o seu terceiro álbum (o de maior sucesso), Merveilles, que atingiu o segundo lugar no ranking da Oricon. Quando a banda estava no topo, Gackt anunciou sua saída, um pouco improvável e sem motivos aparentes. A situação se tornou ainda pior para a banda com a morte do baterista Kami. que havia sofrido um derrame cerebral. Devido a esse acontecimento trágico, que chocou bastante o fãs a banda deu uma pequena pausa em suas atividades e retornaram com uma formação que incluía apenas os membros originais remanescentes: Mana, Yuki e Kozi. Nesse período a banda lançou um novo single, Saikai No Chi To Bara, e mais tarde lançou um CD em homenagem a Kami, Shinwa. Esse CD contava apenas com 3 faixas, sendo que 2 delas eram escritas por Kami e uma delas era sua homenagem.

3a Era - A Era Klaha (2000 - 2001): Ainda sem vocalista, a banda lançou 2 singles, que contavam com uma sonoridade mais obscura. O nome do vocalista, Klaha só foi anunciado oficialmente em um show no Nippon Budokan, em agosto de 2000. Agora eles tinham um novo vocalista e um novo começo. Klaha, Mana, Yuki e Kozi lançaram seu quarto e último álbum, Bara No Seidou e fizeram um filme de curta metragem chamado Bara No Konrei, ligeiramente baseado na história de Drácula. No ano de 2001 lançaram 3 singles, os trabalhos finais de Malice Mizer, Gardenia, Beast of Blood e Garnet ~Kindan no sono e~, conseguiram relativo sucesso. Apesar disso, no dia 11 de Dezembro de 2001 o Malice Mizer anunciou que entraria em um hiatus indefinitivo de suas atividades.
Depois do Malice Mizer: Com o fim da banda cada um dos membros seguiu sua direção na música. Mana formou o projeto solo Moi dix Mois e continuou os trabalhos de sua gravadora, a Midi:Nette; Közi se juntou ao Eve of Destiny e agora se encontra em carreira solo; Gackt iniciou uma carreira solo como cantor e hoje é um dos artistas de mais sucesso no Japão; Tetsu passou por quatro bandas desde a saída do Malice Mizer em 1994 e atualmente está na banda Nil e possui uma carreira solo; Klaha iniciou carreira solo também; o paradeiro de Yu~ki é desconhecido.

Fonte: Wikipédia

Voltar

Discografia ~ Filmografia                                                                       

Albums

[1994.07.24] Memoire 
[1994.12.24] Memoire DX 
[1996.06.09] Voyage sans retour 
[1998.03.19] merveilles 
[2000.08.23] Bara no Seidou 
[2005.01.26] Merveilles (european version) 
[2006.10.18] La meilleur selection de MALICE MIZER 
[2007.01.26] Bara no Seidou (european version) 

Singles

[1995.12.10] Uruwashiki Kamen no Shoutaijou 
[1996.10.10] Ma Cherie ~Itoshii Kimi e~ 
[1997.08.06] Bel Air ~Kuuhaku no Toki no Naka de~ 
[1997.12.03] au revoir 
[1998.02.21] Gekka no Yasoukyoku 
[1998.05.20] ILLUMINATI (P-type) 
[1998.10.30] Le Ciel ~Kuhaku no Kanata e~ 
[1999.11.03] Saikai no Chi to Bara 
[1999.11.03] Saikai no Chi to Bara (vinyl) 
[2000.05.31] Kyomu no Naka de no Yuugi 
[2000.07.26] Shiroi Hada ni Kuruu Ai to Kanashimi no Rondo 
[2001.05.30] Gardenia 
[2001.06.21] Beast of Blood 
[2001.10.30] Mayonaka ni Kawashita Yakusoku ~Bara no Konrei~ 
[2001.11.30] Garnet ~Kindan no Sono e~ 

Demos

[1992.10.31] SANS LOGIQUE 
[1993.00.00] Sadness / Speed of Desperate 
[1993.04.05] Sadness 
[1993.10.12] The 1th anniversary 

BOX

[1997.07.19] Bel Air ~Kuuhaku no Toki no Naka de~ de l'image 
[2000.02.01] Shinwa 
[2004.09.29] La Collection des Singles - L'edition Limitee 
[2005.10.05] La Collection merveilles - L'edition Limitee 
[2006.07.19] La Collection des Singles 

DVD

[2000.11.22] Bara ni Irodorareta Akui to Higeki no Makuake 
[2001.04.18] sans retour Voyage "derniere" ~encoure une fois~ 
[2001.04.25] Bara no Kiseki 
[2001.07.11] Beast of Blood ~de l'image~ 
[2001.09.21] Bara no Denshou (Joshou) ~Mayonaka ni Kawashita Yakusoku~ 
[2002.02.06] Cardinal 
[2002.03.22] Bara no Konrei ~Mayonaka ni Kawashita Yakusoku~ 
[2002.03.30] Merveilles ~Shuuen to Kisuu~ l'espace 
[2002.03.30] Merveilles ~Cinq Parallele~ 

VHS

[1997.06.30] sans retour Voyage "derniere" ~encoure une fois~ 
[1997.09.03] Bel Air ~Kuuhaku no Toki no Naka de~ 
[1998.10.28] Merveilles ~Shuuen to Kisuu~ l'espace 
[1999.02.24] Merveilles ~Cinq Parallele~ 
[1999.12.21] Saikai no Chi to Bara ~de l'image~ 
[2000.05.31] Kyomu no Naka de no Yuugi ~de l'image~ 
[2000.11.22] Bara ni Irodorareta Akui to Higeki no Makuake 
[2001.04.25] Bara no Kiseki 
[2001.07.11] Beast of Blood ~de l'image~ 
[2001.09.21] Bara no Denshou (Joshou) ~Mayonaka ni Kawashita Yakusoku~ 
[2002.02.06] Cardinal 
[2002.03.22] Bara no Konrei ~Mayonaka ni Kawashita Yakusoku~ 

Compilações

[1993.02.24] Brain Trash 
[1996.10.25] Shock Wave '96 
[2006.06.14] Rock is Loft 

Livros & Revistas

[1998.07.30] Merveilles a Deux Dimensions 
[1998.10.25] Malice Mizer Tanbi Jikken Kakumei 
[1998.11.27] Malice Mizer Itan Shinmon 
[1998.11.30] Merveilles Band Score 
[1999.02.05] Retour 
[1999.06.25] Malice Mizer no "aa mujou" Ametsuchi Meidou hen ~Les Mizerables de Malice Mizer~ 
[2000.12.00] Bara no Seidou ~Livre Rose~ 
[2001.02.20] Malice Mizer no "aa mujou" Vol 2 ~Les Mizerables de Malice Mizer~ 
[2001.04.25] Bara no Seidou Buranshu ~Livre Rose Blanche~ 
[2001.12.10] Bara no Higeki 
[2001.12.21] UV Special: Malice Mizer File 

Outros

Malice Mizer relançou canções em diferentes versões.

Voltar

Sites Oficiais                                                                                            

Malice Mizer's Official Website
Gackt's Official Website
Mana's Official Website
Klaha's Official Website
Kozi's Official Website
Tetsu's Official Website

Voltar